A (Sub)Representatividade Negra no Oscar
Em 92 anos de existência, apenas uma mulher negra ganhou na categoria de Melhor Atriz. Na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante foram só oito.
Desde a sua criação em 1929, o Oscar premiou quatro atores negros com o prêmio de Melhor Ator. E só seis para Melhor Ator Coadjuvante.
Em 2014, o filme ‘12 Anos de Escravidão‘ foi o primeiro filme dirigido por um diretor negro a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Esse fato só se repetiu uma única vez, em 2017, com o filme ‘Moonlight‘.
‘Judas e o Messias Negro‘ é o primeiro filme produzido inteiramente por produtores negros a ser indicado a Melhor Filme e concorre esse ano.
Na edição de 2021, cinco anos após a campanha #OscarsSoWhite, 6 atores e atrizes negros estão concorrendo em categorias de atuação. É um aumento significativo, mas ainda muito longe de uma real representatividade.
Há 42 anos o compositor Nino Rota nos deixava, mas suas composições seguem vivas no imaginário cinematográfico e também em nossos corações.
Separamos aqui alguns cartazes de filmes que tiveram a trilha-sonora composta por esse maestro!
Para entrar no clima, separamos aqui uma playlist só com músicas do compositor para alguns filmes do Fellini:
Convidamos a Bruna e a Tâmara do Entre Dois Mares Podcast para uma parceria incrível, onde elas irão convidar artistas do audiovisual para um papo sobre carreira, produção e as curiosidades em torno das gravações de seus filmes, daquele jeitinho que só elas tem.
O primeiro episódio dessa colaboração já vai ao ar nessa terça-feira, 13/04.
Para conhecer um pouco mais do trabalho delas vem aqui ?
Agora em abril 6 filmes de Chantal Akerman, uma das diretoras mais importantes do cinema, chegam na Supo Mungam Plus.
Essa é uma oportunidade rara para ver filmes que não estão disponíveis em nenhuma outra plataforma aqui no Brasil.
Os filmes são: “Eu, Tu, Ele, Ela” (já disponível), “Jeanne Dielman” (já disponível), “Os Encontros de Anna”, “Anos Dourados”, “Do Leste” e “A Prisioneira”. Todos em versão restaurada.
Maria Luiza da Silva é a primeira militar reconhecida como transexual na história das forças armadas brasileiras. Após 22 anos de trabalho como militar, foi aposentada por invalidez. O filme investiga as motivações para impedi-la de vestir a farda feminina e a sua trajetória de afirmação como mulher trans.
Maria Luiza está disponível nas plataformas digitais. Assista!
Encerramos com as palavras de Amácio Mazzaropi, o eterno Jeca Tatu, que completaria 109 anos no último dia 09. Apesar de trabalhar com comédia, ele levava sua carreira tão a sério que montou seu próprio estúdio para ter controle absoluto sobre os filmes. Estima-se que tenha levado mais de 200 milhões de brasileiros aos cinemas e que ganhou rios de dinheiro durante a sua carreira, mas que mesmo assim pagava salários módicos aos seus funcionários.
“A minha relação com o cinema é coisa séria, um namoro, um ato de entrega.”
Boa semana, bons sonhos e cuidem-se.