Bonequinho dorme: O presídio contado pelos carcereiros

por Adam Fischler

Algumas falhas técnicas — sobretudo na captação do som direto — que tornam incompreensível grande parte do que se fala dificultam a aceitação desse documentário sobre o cotidiano dos agentes penitenciários em um presídio do Paraná. É uma pena. Porque, em seu primeiro longa, o realizador Aly Muritiba expõe, com conhecimento ditado por experiências pessoais, um quadro do fracasso do sistema penitenciário brasileiro. Com os curtas “A fábrica” (ficção, 2011) e “O pátio” (documentário, 2013), muito elogiados, “A margem” completa a “Trilogia do Cárcere” do cineasta baiano radicado do Paraná.

Muritiba vê a questão penitenciária nos cenários dos agentes, da administração. O protagonista encara o problema da segurança somado a carências básicas: faltam medicamentos, algemas, coletes à prova de balas… E (quase surrealismo) a burocracia dificulta a obtenção de chaves para as algemas.

Muritiba trabalhou durante sete anos no mesmo presídio e, planejando realizar o documentário, conseguiu ser readmitido nas mesmas funções. Para constatar e documentar que nada mudou. Mas suas intenções vão sendo sabotadas ao longo de dois anos por todo tipo de dificuldade.

Ele é visto também no convívio com a família e nas pregações como pastor evangélico. Há, sem dúvida, uma mudança de perspectiva quando vemos o cotidiano de um presídio pela ótica dos carcereiros.

O GLOBO

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Atriz que canta, dança, escreve e dirige. Nasceu em Lisboa e tem as suas origens na Guiné-Bissau e em Angola. Pesquisa dramaturgias onde o corpo negro é protagonista e anfitrião das suas próprias experiências, trazendo outras perspectivas das histórias tidas como oficiais.

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