Brasil, Estados Unidos. 2022. Documentário. Cor. 70 min. [12]
Sinopse /
Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando arte performática e mensagens ancestrais para ensinar jovens indígenas e enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil.
Assista Quando e Onde Quiser
Nota da Direção
Traduzir o imaginário da Amazônia e a visão de mundo indígena em filme de não ficção, contemporâneo e sociopolítico, foi a base criativa que norteou e orienta todas as nossas narrativas e escolhas estéticas.
Não poderíamos abordar essa história com perspectivas cartesianas, lineares, eurocêntricas. Percebemos durante o processo de investigação e filmagem que a poesia e a metáfora podem ter um impacto poderoso quando falamos de questões socioculturais. E que temos em mãos, imagens que rompem com a falsa segmentação que divide filmes de arte e filmes sociais, assim como tem potencial para provocar um mundo tão material, racional e também tão colonial.
Outro ponto fundamental nesse filme é que Uýra além de ser a protagonista do filme, assina também autoria da história e co-produção, turvando assim essa linha que insiste em dividir cineastas como sujeitos e protagonistas como objetos. Uýra foi parte central de todas as escolhas criativas, narrativas e de produção, e a força dessa co-criação é um dos pilares que sustentam nosso filme.
Juliana Curi – Diretora
Se a gente quer a Amazônia em pé, ela tem que ser vista aqui, olhando pros lados.
A Equipe Que Fez Tudo Acontecer
História Uýra Sodoma Direção Juliana Curi Assistência de Direção Amanda dos Santos Roteiro Juliana Curi, Martina Sönksen Montagem Lívia Cheibub, Lucas Camargo de Barros, Renan Cipriano Produção João Henrique Kurtz, Juliana Curi, Lívia Cheibub, Martina Sönksen, Uýra Sodoma Coprodução Ezequiel Soules, Itaal Shur, Produção Executiva João Henrique Kurtz, Lívia Cheibub Coordenação de Produção Executiva Tâmila Carvalho Direção de Produção Lívia Cheibub Direção de Fotografia Thiago Moraes Direção de Arte Francisco Ricardo Lima Caetano Cor Adonias Dantas Trilha Sonora Nascuy Linares ft. Josyara e Zahy Guajajara Direção de Som C-Afrobrasil Mixagem Eber Pinheiro Som Direto Heversong Batata Finalização de Áudio Input | Arte Sonora Design Gráfico e Ilustrações Ana Paula Mathias
Esta abordagem produz resultados únicos. [...] Um trabalho cativante e único.
Fotografia Still
TEM ALGUMA PERGUNTA SOBRE ESSE FILME?
DEIXE SUA MENSAGEM E ENTRAREMOS EM CONTATO O MAIS BREVE POSSÍVEL.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante. Ao clicar em “ACEITAR”, você concorda com o uso de todos os cookies, termos e políticas do site.
Leia Mais